quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Rio de Janeiro

Cidade Maravilhosa

Sempre quis conhecer o Rio de Janeiro, já havia passado muitas vezes pela ponte Rio-Niteroi, conhecido quase todo o litoral do estado e ainda não tinha passado pela cidade maravilhosa.
Estava na ânsia de viajar, com um  raro feriadão do Natal e uma graninha.. olhei as passagens e estavam com preço otimo, paguei R$230,00 ida e volta já com taxas pela Gol (comprar direto pelo site da companhia fica bem mais barato, porque não tem taxas de sites). Procurei por alguns hostels, um amigo meu tinha me indicado o Manga, na Lapa, primeiramente queria ficar nesse, mas muita gente me indicou ficar em Copacabana, pois é mais perto das praias e mais seguro. Então encontrei o El Misti, são franquias e tem na cidade toda, fiquei nesse do link e amei! É muito bem localizado e grande, perto da praia, metro, baladas, os hospedes e staff são muito animados, o café da manhã e o bar são bem legais e no geral é limpo. Reservei pelo Hostel Bookers, que tava mais barato do que pelos sites direto, mas não sei se compensa muito, porque tem taxas de IOF e paguei R$35,00 por dia e fiquei lá 4 dias e como queria conhecer o centro fiquei 1 dia no Manga, paguei R$58,00, pois já era cobrado o preço da alta temporada do reveillon, mas é o mesmo preço.
E como sempre, fui sozinha.




1º Dia

Sai dia 23/12 as 11:20 de Itaúna de ónibus (23,50) ate a rodoviária de Bh, de la peguei o ónibus Conexao Aeroporto, R$9,50 a passagem. Meu voo era 16:45, cheguei no Rio 18:00, estava nublado, peguei outro ónibus lá que sai do aeroporto Santos Dummond e vai para o Galeao, mas ele passa pela Av. Atlantica em Copacabana, para em vários pontos e é R$13,50, taxi de lá é bem mais caro. Viajar sozinha é bom  por isso, já fui entrando no ónibus e conheci um carioca que foi me explicando todos os pontos turísticos do percurso e ia descer no mesmo lugar que eu, então não fiquei tão perdida. Tinha reservado um quarto feminino, mas quando cheguei lá eles tinham mudado minha reserva para um quarto misto, com menos pessoas e banheiro, lá conheci um menina muito simpática do sul e ela me chamou pra uma balada que ia rolar a noite, no outro dia ela foi embora e fiquei o resto dos dias so com homens no quarto!! mas foi super tranquilo cada um na sua e fiz otimos amigos. Tomei um banho, lanchei na  rua, me arrumei e fomos pra festa com a galera do hostel, a festa era em um club muito legal, pra pessoas dos hostels, caipirinhas liberadas ate 00:00 e banda de samba, foi muito bom!
2º Dia

Acordei 9:30, ainda estava nublado, tomei café e fui fazer um tour grátis do hostel pelo centro da cidade, fomos e voltamos de metro (3,50), conhecemos os principais monumentos e lugares foi lindo, quem vai ao Rio não pode deixar de conhecer o centro, foi um dos passeios que mais gostei lá. Tem muitos monumentos e construções históricas, os prédios são lindos, foi lá que o Brasil começou! Muitos falam que não é uma área muito segura, realmente é muito pobre, e é bom ir com algum guia, que vai explicando o que era cada coisa, mas dá pra ir sozinha também, só não dar bobeira e saber onde está.. andei por lá sozinha depois e a noite e foi muito tranquilo.


Almoçamos na orla, o preço é bem em conta.. Pagamos R$16,00 em um prato com entrada e algum tipo de carne.. e depois fomos a praia (confesso que foi meio complicado achar comidas vegetarianas por lá, porque nem pensei nisso antes, mas achei uma lanchonete Mega Matte, só de lanches naturais quase na esquina do hostel, sí comia lá rsrs). O Hostel ia fazer uma ceia de Natal em outro El misti, paguei R$50,00, tinha cervejas liberadas e opção pra vegetarianos, achei meio caro, mas não queria passar o Natal sozinha, e foi muito divertido! Estava otimo e jantar e animado, depois saímos pra procurar alguma festa, mas não encontramos nada, Copacabana é meio parado no Natal.. então fomos andando pela orla ate acharmos um buteco bar aberto e celebramos o Natal.

 

3º Dia

O sol apareceu, acordei e fui pegar uma praia, fui sozinha, pensei que ia ter dificuldade para deixar as coisas mas sempre pedia alguém pra olhar pra mim, quando queria nadar. Fui andando até Ipanema que é linda, gostei bem mais do que Copacabana. As 14:00 peguei um ónibus para o Corcovado, para ir ao Cristo, ónibus de linha mesmo a passagem é R$3,00 é só olhar o ponto que do ónibus que vai para o lugar que você quer e perguntar também. O ónibus para bem onde se pega o trem para o Cristo, no ónibus conheci uma californiana que mora no Rio, mas também era a primeira vez dela no Cristo então fomos juntas, paguei R$60,00 no trem, é  linda a vista. O Cristo mesmo estava lotado, mas a vista lá de cima e a estátua são lindas, dá pra ver toda cidade. Depois voltamos para o arpoador de ónibus também, comemos e fomos ver o por do sol na pedra do Arpoador, é maravilhoso, todos a sobem na pedra e aplaudem o Sol. Como estava lá perto fomos ver árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, linda, disseram que é a maior árvore de natal em um lago do mundo! Ela muda de cor e forma o tempo todo. Voltei para o hostel de onibus. E a noite mais balada!




4º Dia

Fomos fazer uma trilha grátis pelo hostel no Morro dos Dois Irmãos, aqueles que são vistos no final do Leblon, o morro fica na favela do Vidigal,  nunca tinha ido a uma favela mesmo, então achei bem diferente, é até legal, essa é pacificada, então super tranquila, fomos de ónibus até lá e havia uma van nos esperando pra subir, muita gente sobe de mototaxi também. E caminhamos cerca de 2h é 1,5 km, achei tranquila, mas é subida e o calor intenso. Mas vale muito! Achei esse site que é bem util.
Depois eu e um amigo descemos e ficamos um pouco na Prainha do Vidigal, é linda.. mais "natural" que Copa ou Ipanema e mais vazia também, ficamos na praia o resto da tarde e voltamos caminhando para o hostel.



Lanchei na rua mesmo e cansados dessas festas pra gringos, fomos conhecer a noite da Lapa. Pegamos o metro até lá, viramos a rua e chegamos aos Arcos. Que lugar otimo! É igual carnaval, pura cultura, não entramos em bar nenhum mas conhecemos todos.. haha as ruas em volta dos arcos ficam lotadas de todo tipo de gente, comprávamos caipirinhas na rua e parávamos em frente aos bares. Nos divertimos muito!



5° Dia

Acordei fiz o check out, eu e dois amigos do hostel almoçamos em Copa e fomos para Ipanema de taxi (15,00) ficamos lá toda tarde e me despedi do El misti, e peguei o metro, desci e virei a rua estava no Manga na Lapa, amei o hostel, é lindo, organizado e limpo, mas os hospedes não se interagiam muito, conheci o barman e um carioca. Antes, andei pelas barraquinhas da Lapa a noite, sozinha, e comi um sanduba.. hehe. Eles que me levaram para uma festa na Praça XV, tava muito cheio, estava tocando algum reagge e tinha muitos brigadeiros mágicos entendedores entenderão .. Fui um pouco no bar Leviano, Rio Scenarium.. depois fui conhecer outro lado da Lapa, com os cariocas, que turistas não conhecem muito bem.. Fui em alguns bares e depósitos super antigos, no Bar da Cachaça, que tem todos os tipos de cachaça do mundo e algumas muito boas.. lá é um point também, fica cheio, fui no Rei do Limão, que é um dos lugares onde a caipirinha surgiu, o dono de lá super simpatico foi um dos que inventarou a Caipirinha me contou varias historias e me fez a melhor que já tomei até hoje! E andei um pouco pelo Santa Tereza! Esses cariocas que conheci, são produtores e trabalham com som de varias bandas cariocas, tive a oportunidade de conhecer 2 caras que trabalham em duas bandas que curto muito, Oriente e DigitalDubs.. haha foi muito legal!




6° Dia

Acordei, tomei cafe fiz o check out e 9:00 sai do hostel, na rua do lado, peguei um ónibus para o Jardim Botânico, (3,00) que para na porta, a entrada é R$7,00, é um parque enorme, da época que a família real chegou ao Brasil, muito lindo, com uma flora bem exótica, otimo para apreciar a natureza e relaxar, com lindas paisagens e muita coisa para ver. Fiquei lá ate 12:30 depois fui para o Parque Lage, é outro lugar maravilhoso, tem uma construção linda, aquários e varias trilhas, a do Corcovado inclusive que chega ao Cristo. É de graça, e fica na mesma rua do Jd Botanico, uns 20min de caminhada. Quem vai ao Rio precisa conhecer esses dois parques. Voltei de ónibus para o hostel. Peguei minhas coisas e peguei um taxi até o aeroporto que é bem perto (10,00).

 Jd Botânico 


Parque Lage 



Amei todos os lugares que conheci no Rio, a cidade me surpreendeu muito, é muito mais do que vemos na TV, por ter tanta natureza, nem parecia estar em uma cidade grande! Gostei demais dos hostels e das pessoas que conheci. Como é bom viajar sozinha! O Rio representa bem o Brasil e como é bom esse nosso Brasil! Espero voltar em breve e sempre! O Rio de Janeiro continua lindo..





Nenhum comentário:

Postar um comentário