domingo, 20 de setembro de 2015

Cachoeiras de Furnas

Aproveitando o ultimo feriado do primeiro semestre fui com meus pais pra região da barragem furnas. Quando falamos em furnas só pensamos na barragem e nos passeios de lanchas, mas o que muita gente não sabe é que vários rios desaguam na mesma e formam lugares perfeitos, com cachoeiras, poços e canyons.
"O mar de Minas" é lindo e enorme, mas estava bem seco. Furnas é uma usina hidroeléctrica brasileira localizada entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória. E abastece grande parte de Minas Gerais.
Nosso objetivo era ir para o Paraíso Perdido, mas descobrimos muito mais.
Saímos 5:00 de Itauna na sexta pela 050 e 7:30 chegamos em Capitólio. Na rodovia mesmo do lado direito vimos uma placa de um tour ecológico a Trilha do Sol, é uma área particular, tem uma pousada e um restaurante e pra passar o dia pagamos R$25,00.
Tem algumas trilhas que levam:

Poço Dourado

É um poço lindo e bem rasinho que quando o sol bate fica todo dourado por causa das pedras e bem de frente da trilha tem umas quedas que mais pra trás tem uma queda linda com um poço cristalino! Uma surpresa maravilhosa.

Cachoeira do Grito

No topo onde a trilha dá tem um poço e pegando um caminho a esquerda chega na parte de baixo da cachoeira bem larga e volumosa com outro poço em baixo.

Limite
É outra parte do rio no final do terreno que também forma quedas lindas e um poço super verde incrível!

Vale muito a pena conhecer a Trilha do Sol. No fim da tarde procuramos o camping mais perto e mais barato, o Camping Canarinho, pouco antes de chegar a trilha do Sol do lado esquerdo da rodovia. Pagamos R$25,00 porque só passamos a noite e choramos um pouco, mas o valor mesmo é R$35,00. O camping tem uma área boa, um rio que passa ao fundo, piscina, banheiros com agua quente e um fogão disponível!

No sábado levantamos cedo, o dia estava nublado, desmontamos o acampamento e fomos rumo ao Paraíso Perdido, fica a  primeira direita depois das comportas da barragem, é uma estrada de chão, é uma área de camping com varias cachoeiras e quedas, mas estavam cobrando R$35,00  para passar o dia e mais R$35,00 para acampar. Achamos bem caro e achamos fim da mesma estrada o Pé da Serra, que é uma área de camping, pousada da dona Cida, que dá o mesmo acesso as cachoeiras do  Paraíso Perdido e é R$35,00 para acampar e passar o dia, então ficamos lá mesmo.
O lugar é incrível! É a descida de um rio largo entre canyons que formam quedas, poços e paisagens lindas com aguas claras, otimas para nadar e apreciar!  Ficamos o dia todo por lá.

Fizemos amizade com o neto da D. Cida e ele conhecia bem a regiao e no domingo nos levou ao Paraíso Proibido!
Na mesma estrada mais a cima uns 30min de caminhada fica um lugar chamado Retiro, é uma propriedade particular e o dono cobra R$15,00 para entrar, mas ele não estava lá no dia e a porteira aberta, então fomos! O lugar é literalmente um paraíso!
Tem uma cachoeira com varias quedas, bem grande, um poção bem fundo e mais abaixo uma queda enorme num paredão, com canyons ao fundo e a continuação do rio!