quarta-feira, 8 de abril de 2015

Ouro Preto

Há dois anos eu vou pra Ouro Preto e sempre falo que vou conhecer a cidade e a farra não deixa.. hahaha mas dessa vez, como não tinha nada programado resolvi ir na sexta para o show do Ummagumma (perfeitoo) e nos outros dias turistar..
Fiquei hospedada na casa de uma amiga, bem no centro, então foi bom que deu pra conhecer quase tudo!
Ouro Preto fica a 90km de Belo Horizonte. Foi cenário de grande parte da historia do Brasil. Por ter na região grande quantidade de ouro e outras pedras preciosas, chamando atenção de todos da época. Lá aconteceram muitos fatos marcantes que mudaram nossa historia. É considerada patrimônio cultural da humanidade.
A cidade é maravilhosa, em todo centro, são construções coloniais e barrocas. Andar por lá parece uma viagem no tempo, a natureza, montanhas, neblinas, o rio e flores em meio as casas coloridas e igrejas de "ouro" deixa qualquer um admirado!

Na sexta fui pra algumas republicas que estavam tendo festas e por eu ter conhecidos, fui muito bem recebida! Conheci muita gente legal e me diverti bastante, depois fomos para o show e curti muito também!

No sábado, acordei as 11:00 e fui almoçar em um restaurante bem simples mas com comida ótima, por R$9,00 um prato grande que dividi com minha amiga. Não tem nome eu acho, mas tem uma placa de giz na porta, fica em uma rua subindo do lado direito atrás da igreja do Pilar!
Passamos na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, que maravilha, é muito rica em detalhes! De estilo barroco com obras de Aleijadinho, é a igreja com mais ouro do Brasil.
Pagamos R$5,00 (meia) pra entrar.

Depois subimos a rua Direita, é uma rua bem famosa e linda com muitas republicas ficamos um tempo em uma, andamos mais um pouco. E fui com 3 amigos conhecer o Parque Municipal Cachoeira das Andorinhas.
O parque fica a 5 km da praça Tiradentes no sentido Mariana. Mas é só perguntar que eles te informam tem ônibus que passa por lá também. Para chegar ao parque tem 2km de estrada de terra. A estrada é ruim, mas muitos vão de carro até a entrada. Logo na entrada tem umas quedas pequenas, mas que dá pra nadar e a água é limpa e com boa temperatura. Depois seguimos um caminho que nos leva a cachoeira das Andorinhas. A queda é de aproximadamente uns 8m fica entre as pedras, parecendo uma gruta é bem escuro, tem uma escada que leva até em baixo, mas não fomos porque já estava meio tarde. Então fomos para o mirante, que tem uma vista encantadora e descemos na pedra do jacaré. Pra chegar lá é preciso pular o cercado e descer umas pedras meio altas, mas com cuidado dá pra ir! Tiramos varias fotos maravilhosas!
A noite andamos um pouco no centro e depois mais festas!

No domingo, saí 10:00, fomos para a praça Tiradentes foi onde a cabeça de Tiradentes foi exposta. No local hoje tem um monumento em sua homenagem e sua estatua está de costas para o antigo Palácio dos Governadores, também localizada na praça, um conjunto de casarões, conjunto Alpoim. E o Museu da Inconfidência, antiga Casa de Câmara e cadeia. Sobre o movimento de tentativa de independência do Brasil, com varias obras de Aleijadinho e outros artistas, paguei R$5,00 (meia), vale a pena.

Fomos no museu Casa dos contos, que conta a historia do ciclo do ouro no Brasil, fica pouco abaixo a praça e é de graça, interessante também! Andamos um pouco pela cidade e depois, almoçamos em uma republica e fomos embora.

No caminho de volta pra BH 20 km de Ouro Preto, tem uma lanchonete, famosa, de um cara que coleciona quinquilharias e coisas antigas o Jeca Tatu. Compensa parar para tomar um café!

(Não tirei foto dentro da igreja e dos museus, pois não é permitido, algumas imagens peguei da internet..)

E uma dica de hospedagem pra quem quer conhecer a cidade é o hostel Rock in hostel, que fica na praça Tiradentes, uma amigo ficou lá nesse mesmo fds e gostou muito. R$50,00 a diária, com café da manhã e muito rock n roll!

Então, bora pra uma viagem no tempo?