sábado, 25 de abril de 2015

Travessia Ponta da Joatinga

Mais um sonho realizado!
Há um tempo já ouvia falar dessa travessia e dessa vez pude ir no feriado da semana santa. Novamente fui com o Chico e com uma turma muito bacana!
A Ponta da Joatinga fica no litoral sul do Rio de Janeiro na região de Paraty, de uma beleza indescritível, da mata atlântica, com praias desertas, cachoeiras, muitas montanhas, longe de qualquer estrada ou eletricidade, habitada pelos caiçaras. O acesso só é possível por trilhas fechadas ou de barco. E lá fomos nós, colocamos as cagueiras nas costas pra desbravar essas belezas!

A região é muito bem preservada pois é formada pela Área de Proteção Ambiental do Cairuçu e  pela Reserva Ecológica da Joatinga e Parque Nacional da Serra da Bocaina.
Andamos cerca de 20km a pé e 40km de barco. Dá pra ver o percurso no mapa.

Saímos de Bh 10:30 da noite de quinta-feira e chegamos a marina de Paraty as 7:30 pra pegarmos o barco, que já nos esperava.O tempo estava lindo, com muito sol! Era um barquinho lindo, super aconchegante e seguimos pelo mar, vendo a beleza das ilhas, das pedras e montanhas, dos golfinhos e dos pássaros por cerca de 2h até Pouso do Cajaíba. É uma pequena vila de pescadores, tem uma igrejinha, algumas casas e lanchonetes e com agua bem clara. Lanchamos e 12:30 começamos nossa caminhada. Subimos pela esquerda da praia, no caminho há vários mirantes onde se avista o mar longe..

Depois de 5km de uma grande subida e uma grande descida chegamos em Martin de Sá 16:30.
Martin de Sá, é uma praia linda, grande, forte e deserta, tem o camping do seu Maneco, onde ficamos. O camping é R$25,00 é grande, não tem agua quente para banho e eles servem jantar ou almoço por 25,00 o PF com poucas variedades, ele não vende bebida alcoólica. Tinha bastante gente, na região toda. Ele vive lá com a família e é muito simpático.

Nadamos até escurecer, jantamos, tomamos banho e voltamos para praia.. fizemos uma fogueira e ficamos contando casos, admirando a lua cheia na praia!

No outro dia levantamos cedo, tomamos café e desmontamos o acampamento. Pegamos um barquinho, tipo uma lancha, por 40min, o trajeto foi lindo e radical.. rs que nos levou para Ponta Negra.
Ponta Negra é outra vila e foi a praia que mais gostei, menor que a outra mas com agua azul incomparavel, ficamos em um camping com vista para o mar (R$25,00). Essa praia tem mais barzinhos e é mais movimentada.

Armamos a barraca, almoçamos e 12:00 eu e mais 7 fomos conhecer a cachoeira do Saco Bravo, o resto preferiu ficar na praia.
Foi a pernada mais puxada de todas, apesar de carregar só a mochila de ataque, os 4,5 km de varias subidas e descidas bem ingremes e quentes rs é bem cansativo.
Mas foi umas das coisas mais lindas que já vi, a cachoeira desagua no mar, o seu poço "emenda" no mar como se fosse uma piscina e as ondas batem na pedra logo abaixo de um jeito muito impressionante, fora a vista do mar aberto das pedras!

Voltamos para a praia, nadamos o pessoal estava animado, na praia estava tendo umas disputas de canoagem, caiaque e  mineiro não tem mar, mas sabe remar, a turma do Chico ganhou todas, haha.. jantamos em frente a praia, o PF R$25,00, arroz, salada, feijão e algum peixe.. vem muita quantidade e estava muito bom! Estava tendo na praia também um festival de cinema regional, Maré Cheia, a noite eles colocaram um telão e passaram alguns filmes para o pessoal da vila. Por isso estava tão cheia. Assistimos um pouco, tomamos umas cervejas e fomos dormir.

No ultimo dia, tomamos café, desmontamos o acampamento e as 9:00 pegamos a trilha rumo a Praia do Sono, são 4km ao todo, mas no caminho passamos pela praia de Antigos e Antiguinhos, onde ficamos curtindo por cerca de 1:30h.

Depois seguimos a caminha, passamos no famoso mirante da Praia do Sono, atravessamos o rio da praia e chegamos. A praia do Sono é enorme e linda.. mais movimentada que as outras, tinha mais pessoas e muitos restaurantes e campings, ficamos lá a tarde toda. Metade da turma continuou o trajeto de 4km de caminha até o final, eu e outra metade, ficamos na praia,  tomamos banho, na praia o banho frio é de graça nos campings, o quente é R$5,00. Tomamos açaí, foi um dos melhores que já tomei, parece que eles plantam e produzem na região.

E pegamos o barco R$30,00 até o condomínio das Laranjeiras, é um condomínio de luxo, a saída mais próxima dessas ilhas é por lá, então eles disponibilizam um transporte para os turistas e moradores até a saída, não é permitido nem tirar foto. Na minha opinião, acho que eles não deveriam ter a permissão de "fechar" o local dessa maneira.. Andamos um pouco na rodovia e a van já nos esperava com o pessoal na Vila do Oratório e voltamos pra casa!

Curti muito a travessia, pareceu mais como ferias de verão, o tempo todo dava pra nadar, descansar comer.. rsrs a turma também interagiu muito bem e todos os nativos que nos prestaram os serviços foram muito legais, os turistas dessa região, parece ser um pessoal mais alternativo, bem roots mesmo! Quero muito voltar na região em breve e descobrir novas trilhas!

O Fred que foi com a gente na trilha fez um video resumindo a trip, dá uma conferida lá pra te animar! hehe

Obs:
A ponta da Juatinga, é bem grande, é possível fazer vários roteiros por lá. Achei mais cansativa essa travessia, que foi menor do que as que estava acostumada, por ser na mata atlântica. O clima quente e úmido e os relevos acabam com a gente rs, porem achei a fauna e a flora bem mais bonitas da Serra do Mar do que o nosso cerrado. As trilhas por lá, a pesar de fechadas, são bem demarcadas e pelo menos no feriado, sempre víamos alguem. O investimento por pessoa foi de R$390,00, fora alimentação.