domingo, 18 de janeiro de 2015

Carrancas


Estava passando o Reveillon em São Thomé das Letras (nesse post), com alguns amigos e como é lá perto, decidimos ir um dia em Carrancas.
Carrancas é uma cidadezinha no Sul de Minas que faz parte da estrada Real e chama atenção por sua grande quantidade de cachoeiras, poços, grutas e serras.
Saímos de Stl 8:30, passamos por uma estrada de chão, por Luminarias e chegamos na cidade 11:00, visitamos a igreja que tem obras de Joaquim José da Natividade  e lanchamos na praça.


 

Por ter muitas cachoeiras a região de Carrancas é dividida em complexos. E na cidade mesmo tem tudo sinalizado, mas um mapa tambem ajuda bastante.
E então seguimos para o Complexo da Zilda, é um do mais famosos. É bem grande, e cheio de cachoeiras. Fomos primeiro ao Escorregador da Zilda, fica ao lado direito, para que chega. A pedra é muito lisa e com a agua se transforma em um escorregador natural com um poço em baixo, é muito divertido escorregar! Pagamos R$3,00. 



Depois, do lado esquerdo entramos pela parte debaixo R$3,00, passamos por um poço e varias quedas rumo a Racha da Zilda, é uma cachoeira bem grande e alta, com um grande poço e fundo, que forma uma "praia", ficamos bastante tempo lá. Em seguida, fomos seguindo uma trilha bem fechada, para subirmos para as outras cachoeiras, no caminho encontramos um homem que conhecia o local, que nos disse que a trilha acabava, mas podiamos ir pela agua que era raso, ia até o pescoço em alguns lugares. Levantamos nossas mochilas e encaramos a vida selvagem. Andamos cerca de 10m na agua, com todo cuidado e quando chegamos do outro lado, um fiscal disse que nao podiamos passar por ali, que teriamos que voltar, ou pagar, decidimos pagar, pois queriamos conhecer as outras cachoeiras, mas estava com risco de tromba d'agua e a entrada estava proibida, fizemos de tudo para convencer o cara, mas nao adiantou, tivemos que atravessar o rio andando por uma corda e segurando em outra, foi muito radical kkkkk e saimos do complexo. 






Para nao perder o dia, fomos para o Complexo da Cachoeira da Fumaça que é a mais conhecida de lá. No caminho tem a cachoeira Véu da Noiva, que é linda.. 
A cachoeira da Fumaça está poluida, o que impede o banho, uma pena pois é linda, foi uma das mais bonitas que já vi.. Queriamos nadar, entao fomos para o Complexo Esmeralda, que fica a 8km, é lindo tambem, é uma queda extensa, que forma poços de agua bem clara, ficamos por lá. Lanchamos na cidade e voltamos pra São Thomé. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário