segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Casca D'anta

Esse fim de semana fui para o Parque Nacional da Serra da Canastra, mais precisamente na região da Cachoeira Casca D'anta. O parque fica a 328 km de Belo Horizonte, foi fundado em 1972 e o seus principais destaque são a nascente oficial do Rio São Francisco e 14km a baixo, a Cachoeira Casca D'anta com uma queda de 186m. 




Fui com minha família, saímos de Itaúna 5:00 da manha no sábado e chegamos as 9:30, passamos por Vargem Nova que é a primeira cidade a ser banhada pelo velho Chico e a estrada é melhor, por ser alta e volumosa, é possível avistar a cachoeira da chapada desde a estrada. 



Decidimos ir direto para o Parque para aproveitar bem o dia. São R$8,00 para entrar e funciona de 8:00 as 18:00. A parte de baixo da Casca D'anta fica a 15min de caminhada da portaria, a trilha é bem fácil. A uns 300m da cachoeira, você já fica toda molhada por causa do vento, parece chuva e é frio, mas vale muito a pena. Em baixo tem um poço grande com agua muito gelada, mas não resisti, tive que entrar, mas não dá pra ir muito longe por causa dá pressão. Foi a cachu mais linda que já vi!!








Ela toma o percurso do rio formando varias quedas, piscinas naturais e poços com pedras e aguas cristalinas, onde a agua é mais agradável. Ficamos por lá o dia todo. A região é cheia de borboletas, principalmente aquelas grandes e azuis elas ficam voando em todos os lugares perto de nós, é lindo!






Ficamos no Camping dos Dois Irmãos o mais próximo do parque, pagamos R$20,00 por pessoa ele tem restaurante, banheiros, os donos moram lá mesmo é uma rocinha, só tinha nós nesse dia. Atrás do camping passa um riacho, de aguas esverdeadas e com poços otimos para nadar. É muito bom dormir ouvindo o barulho da agua. Choveu e relampeou muito ao anoitecer, nessa região chove muito e tem muitos mosquitos! :(



 
No outro dia, fomos para uma parte desse riacho com um mini canion e uma queda, fica na estrada principal que chega ao camping, numa estradinha a esquerda depois da primeira ponte, ficamos por lá. Almoçamos e desmontamos o acampamento e voltamos pra casa.









*Para chegar a nascente do Chico, é preciso fazer uma trilha de 4h ida e volta, mas não dá pra nadar muito e como não tínhamos tempo não fomos dessa vez, também tem outras cachoeiras por lá, como a do Chileno e Poção, tentamos ir no domingo, mas o tempo não ajudou, fica pra próxima!






Nenhum comentário:

Postar um comentário