terça-feira, 4 de novembro de 2014

Viajando Sozinha

Viajando para se encontrar..

Muita gente tem vontade de viajar e acaba sempre deixando de ir por falta de companhia, principalmente mulheres, foi isso que quase aconteceu comigo. Porem enfrentei essa particularidade e foi assim que fiz a melhor coisa da minha vida, até hoje! 
É sempre assim, nós chamamos os amigos, decidimos o lugar, nos enchemos de esperança e gradativamente todos vão desistindo. Depois de passar por muitas situações dessas eu comecei a perceber que se ficasse esperando alguém para fazer o que tenho vontade, não iria fazer nada. 
Comecei a pensar muito sobre isso e pelo meu amadurecimento, fui percebendo que crescer é isso, nossos laços em todos os sentidos vão sendo quebrados, a vida vai ficando mais rápida.. cada um vai para um lado, com suas obrigações e vamos aprendendo mesmo que inconscientemente e involuntariamente o desapego.. 
Compreendi que sou eu comigo mesma a todo momento, para encarar a vida, então não há diferença de estar na minha casa, cidade ou pais, ou em qualquer outro lugar do mundo! 
Nossa segurança somos nós, nossa fé, nossa confiança no universo, em todos os lugares é a mesma. Quando compreendemos isso, o medo desaparece e o planeta fica muito pequeno.
Então com muitos pensamentos positivos, decididamente,juntei a grana, comprei as passagens, me organizei até esperar pelo dia de ir..
Nunca tinha ido para fora do país, nem saído do estado sozinha.. a insegurança e a falta de experiência apareceu em vários momentos, mas a vontade de aventurar-me falou mais alto. Escolhi Machu Picchu, uns dos lugares que mais tinha vontade de conhecer e a partir do momento que coloquei real confiança nesse projeto, tudo foi dando muito certo, pesquisei bastante sobre os lugares que ia passar, reservei um hostel (o que deixou a viajem muito mais interessante), tomei as providencias e fui.
A gente só percebe que está sozinha mesmo em outro país, quando chegamos a um lugar que ninguém mais fala sua língua, e vc tem que se virar para tentar se comunicar.. no inicio é um pouco complicado.. mas depois fica muito automático. 
Em toda a viagem não tive problema algum pelo fato de estar sozinha, todos me trataram e me receberam muito bem, o bom do hostel é isso, (principalmente se for um badalado como o que eu fiquei), todos querem conhecer pessoas, conversar, sair, assim fiz muitos amigos e sozinha mesmo fiquei pouquíssimas horas na viagem. 
Muitas mulheres pensam que por serem mulheres estão menos protegidas do que os homens, quanto a força física pode ate ser, mas tudo pode acontecer tanto com homens quanto com mulheres. Nos países latinos o assedio é comum com as mulheres, mas nada muito alem de elogios, acontecia toda hora. Mas para todos os efeitos é preciso desenvolver algumas maldades, dependendo do lugar, não usar roupas muito curtas, não sair tarde da noite ou ir para lugares "perigosos" sozinha, não confiar de cara em todo mundo. Enfim ficar esperta, observar a área.. mas como disse, como aqui, nunca estaremos totalmente protegidos e tudo está para acontecer. 
Nunca deixe de fazer ou pelo menos tentar fazer algo por causa de medos e inseguranças internas, ou por causa de outras pessoas ou o que elas dizem! Acredite e experimente e só se arrependa do que não fez, pois tudo é conhecimento!
Essa experiência me engrandeceu muito, conheci outras culturas, gente do mundo todo, lugares maravilhosos, vivi, mesmo que por pouco tempo a independência pessoal, experimentei a liberdade! e todas as reflexões que havia começado a fazer sobre o conceito de solidão, foram vivenciadas.
Percebi que o mundo é menor que eu pensava, 
Que as pessoas de todas os países, ideologias, culturas, no fundo são iguais a gente.
Que as pessoas são muito boas.
Que falo inglês melhor que pensava.
Que a lei da atracão funciona e muito bem!
Que hostel é BEM melhor que hotel. 
Que conheci pessoas maravilhosas, que provavelmente nunca mais verei :(
Que a imagem que os gringos tem do Brasil é a mesma que a gente imagina que eles têm.
Que viajar sozinha é mais caro do que com companhia.
Que as civilizações antigas eram perfeitas. 
Que é sempre bom ter dinheiro do país em mãos (passei aperto por não ter).
Que sou capaz de fazer tudo que quero, ir onde quero, sem depender de alguém.
Que estar sozinha, não quer dizer sentir-se sozinha.
Que a vida é curta, feita de momentos e lembranças e se fazemos algo que gostamos, por um dia, uma semana, um ano, já vale a passagem por aqui.
Que meu objetivo é viajar.. e que vou continuar percebendo mil coisas por causa dessa experiência!
Foi muito influente na minha personalidade, no meu descobrimento, obtive muito conhecimento , me encontrei, agora as "portas da percepção foram abertas".. 
E ter um momento consigo mesma é maravilhoso, testar seus limites, conhecer as capacidades, os gostos, desenvolver essa confiança, que só nos encontramos só.. e quero continuar me descobrindo através, da natureza, do mundo interior e exterior, cada vez mais buscar o auto conhecimento e.. viajar..

3 comentários:

  1. amei as dicas o texto Livão ! apesar de estar morando 'sozinha' há um ano e meio, estou doido pra fazer minha viagem completamente sozinha (já viajei sem os pais inúmeras vezes mas sem amigos não ) ... e espero também sua cia ! essa sensação de liberdade e saber se virar é boa de mais e to a fim de aprofunda-la
    beijocas :) e quero mais textos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Valeu Malu.. pois é, é bom demais.. mas vamos viajar muito ainda.. vou escrever sim.. vamos ver no que vai dar ne?! bjss

      Excluir
  2. Ótimo texto Lívia. Muito bom para auxiliar outras pessoas..
    Aguardo mais posts.

    Abraços!

    ResponderExcluir